domingo, 3 de junho de 2012

A festa de São João no céu


A festa de São João no céu

Na noite de São João
Teve uma festa no céu
São Tomé Santa Isabel
Tomaram pinga e quentão
Teve muita animação
São Paulo dançou forró
Santa Inês levantou pó
Santo Antônio fez casamento
Dois santos fez juramento
São Francisco ficou só.

São Miguel São Barnabé
Puxavam Santa Maria
Outro disse: Santa Luzia
Traga pra mim um café
São Benedito e São José
Tomaram uma cervejada
Foi uma papagaiada
Que fizeram lá no céu
São Pedro tirou o chapéu
Pra mexer a feijoada.

São Paulo Santo Jacó
Tomaram pinga adoidado
Bateram num deputado
Com um fininho cipó
Pegaram um mororó
Santo Expedito correu
Disse: O homem não morreu
Por que eu cheguei na hora
Eu mandei ele ir embora
Antes ele do que eu.

São Pedro abriu o portão
Pra quatro santo passar
Um santo poi-se a chorar
Agarrado com São João
Deu um aperto de mão
E um abraço apertado
São Pedro desconfiado
São Tomé Santa Luzia
Dançavam na melodia
Do baião e do xaxado.

São Joaquim saiu melado
Por causa da cachaçada
Um anjo fez uma zoada
Por causa de um picado
Outro saiu mei zangado
Um santo tava em pé
Disse: Eu sou de Assaré
Que é terra de alegria
Rolou até poesia
Era um poeta de fé.

Gritou São Sebastião
Vamos parar essa farra
Se não eu paro na marra
Nessa merma ocasião
Vamos ter civilização
Por que o céu tem respeito
E aqui num tem prefeito
Pra alguém querer roubar
É melhor se comportar
Pra ficar tudo perfeito.

E Moisés gritou dizendo:
Sebastião se aquiete
Se não eu dou-lhe um bofete
Pra você ficar sabendo
A gente tá aqui bebendo
Na festa de São João
Ouvindo o rei do baião
Que é santo sanfoneiro
Cabra do dedo ligeiro
E de um bom coração.

Sebastião se calou
E Moisés ficou bebendo
Uns santos só lá dizendo
O que ele lá falou
São Pedro veio e chamou
Moisés para conversar
Sebastião pois se a mangar
Tomou uma de aguardente
Ficou bebo novamente
Num saiu mais do lugar.

São João dançou forró
Santa Inês Santa Isabel
São Pedro e São Miguel
São Tomé e São Jacó
Todos levantaram pó
São Rafael Santa Maria
São Joaquim Santa Luzia
E até São Sebastião
Sant’ Ana e Sant’ Antão
Dançaram naquele dia.

Grande alegria no céu
Na festa de São João
Xaxado xote e baião
Repente verso e cordel
Pros santos tiro o chapéu
Com amor com simpatia
Nessa minha poesia
Decantei festa sagrada
Pequei mas fiz presepada
Essa é minha alegria.

(Jadson Lima)


Nenhum comentário:

Postar um comentário